9/03/2009

Tesouros? Algumas maneiras de melhorar a campanha




Neste artigo, falaremos das recompensas dadas para os jogadores nas campanhas. Aqui, haverão algumas dicas de como tornar os pagamentos, mais divertidos e valiosos.

1.Dinheiro, nem sempre é tudo


Você já pensou, que às vezes, ter dinheiro, nem sempre é tudo? Imagine só. Eu tenho 15 Milhões de moedas de ouro... mas não tenho uma casa. Não tenho um local pra ficar. Então, decido comprar uma casa, ou até mesmo construir uma.. Vou mobilhá-la com o que? Moedas? Creio que não.. Com itens mágicos? Creio que também não..

Na maioria das vezes, os mestres cismam em "pagar" aos jogadores por suas recompensas, moedas e até mesmo itens mágicos, mas existem muitas outras coisas que valem dinheiro. As vezes, tornar-se um cavaleiro real, ganhar honra, reputação e respeito, já seja uma boa forma de recompensa.

2. Comidas.

Seu personagem já reparou que diferentes comidas, tem diferentes preços? Não? Nunca? Então repare. Isso acontece pelo simples motivo.. há comidas que são mais difíceis de ser coletadas, e outras mais fáceis. Isso mostra, que comida.. pode dar dinheiro. Veja alguns exemplos abaixo:

-- Carnes: Existem carnes que podem lhe valer um bom dinheiro. Imagine o preço de um bom e velho bife de dragão. Pode não ser bom, mas é raro, e o que é raro? Dá dinheiro.

-- Ervas e Temperos: Uma pitada de salsinha pode fazer a diferença. Mas imagine uma salsinha plantada especialmente nos montes sagrados do rei-deus, Manoc? Ah!! Essa sim vai fazer a diferença.. e também, no seu bolso.

-- Bebidas: Chá, cerveja, vinho.. tudo isso é fácil de encontrar. Mas imagine encontrar uma garrafa de vinho usada em uma cerimônia para o deus maior, de 3000 anos atrás? Agora me diga.. você encontra algo assim todo dia?

3. Monstros e Feras.

A primeira coisa que pensamos ao abater um animal, ou seja lá o que for, "Esse pêlo, pode valer algo". Claro, pode ser caro ou raro, mas não seria algo que todos teriam? Ou pelo menos já teriam visto?

Existem mais coisas que se pode retirar além de pêlos, tais como:

-- Garras
-- Dentes/ Presas
-- Crânios
-- Chifres
-- Escamas
-- Rabos

Não esqueça, que um dragão empalhado em sua sala, daria um ótimo troféu.

4. Materiais fora do comum.

Espada de prata, colar de ouro, cajado de madeira? A mesma coisa de sempre? Podemos muito bem fazer algo mais caro, algo que valha mais do que algo reluzente.

-- Você mestre, não acha que ouro, prata, platina, carvalho e seda, já não estão batidos? São caros, legal, são comuns. Invente um novo tipo de material. Algo totalmente diferente. Um "Elion", uma jóia verde água. Viu? Não é difícil.

-- Só as ovelhas dão seda? Não!! Faça uma enorme casaco de cabelos de orc! Pode ser feio.. mas vai valer uma grana.

Abaixo, temos alguns atributos que poderão ajudar na hora da criação de novos materiais.

- Cor diferente
- Mude de cor conforme a temperatura.
- Cheiro bom.. ou ruim.
- Bem resistente, ou não.
- Flexível, ou bem rígido.
- Faz um som quando atingido.
- Atrai algo, ou alguma coisa
- Não quebra, ou estraga.
- Sempre estará limpo e brilhando.

5. Arte.

Por muito tempo, obras de arte foram alvos de negócios e motivos de coleção. Tudo que era tipo de obra de arte, pode existir em seu mundo RPGistico. Até uma letra de música, uma canção, pode ser vendida para um bardo famoso que perdeu sua inspiração mas ainda quer se manter no topo.

Arte está em tudo. Em suas armas com tranças mágica, esculturas, cálices com jóias, ou até mesmo, em um jogo de xadrez, com peças diferentes.

6. Nobres também presenteiam.

Um príncipe, pode muito bem pagar os personagens com algo melhor que o dinheiro. Terras, casas, são tudo coisas fáceis de se conseguir para alguém da nobreza. Dependendo, um título de nobre já valha mais que isso tudo.

Veja abaixo alguns tipos de recompensas que poderiam ser dadas por nobres:

-Terras
- Títulos
- Casas
- Meios de transporte. (Navios, cavalos, carroças..)
- Servos/Criados
- Soldados
- Ajuda.
- A mão de alguém da família em casamento
- Uma alta patente em seu exército.

7. Nomear Itens.

Itens com boas histórias, dão uma ótima aventura e claro, uma boa recompensa. Não adianta você falar "Existe um item mágico, ele dá +2d12". E aí? Se ele aumenta seus staus, é por que quando foi feito, alguém por algum motivo o fez assim.

Além de fazer uma boa história, não use os itens com antigos clichês. Nem sempre a melhor espada, fora do rei e sim do seu criado mais próximo, que por inveja do poder do rei, criou algo tão poderoso para matá-lo. Entende? Mude, modifique, invente!

8. Magias.

Magias são ótimas recompensas em uma aventura. Não magias em si, mas sim, ingredientes, ou pergaminhos que levem ao aprendizado das mesmas. Uma coisa legal de se fazer, é colocar estes ingredientes a deriva no jogo. Assim, as vezes, o jogador pode muito bem pegar, e vender por uma mixaria, e no futuro, ter que comprá-lo novamente só que dessa vez, por 3 vezes mais que pagou antes.

Legal também, é colocar pergaminhos rasgados e com diferentes sociedades, ou pessoas. Assim, além de ter que fazer o favor, os jogadores teriam que sair em busca do resto do pergaminho para em fim, aprender a sua nova magia.

1 comentários:

Marcelo disse...

Cara, amei as dicas, agora tô cheio de ideias em mente, valeu mesmo. ^^

Postar um comentário