Fadas, quem é que nunca ouviu falar delas? É, mas muita gente em RPG tem preconceito com ela, porque
Mitos:
Fadas são seres comuns da mitologia européia, entidades da natureza que vivem num mundo aparte, quase sempre retratadas como frívolas e inconsequentes, mas não necessariamente malignas. Dependendo do mito, são fracas contra o ferro ou Ferro frio.
Tipos de fadas:
Sprites: O tipo mais bem conhecido e considerado a fada "padrão". São humanoides de tamanho muito diminuto, quase nunca maiores que um palmo de altura, e dotados de asas de inseto, muitas vezes de borboleta. Outras características incluem outros traços de inseto (antenas, olhos multi-facetados) e brilho natural (que pode ser associado à vagalumes).
Elfos: No folclore original, elfos eram pequenas fadas do tamanho de sprites, mas sem asas, tinham o hábito de causar pesadelos.
Ninfas: Fadas de grande beleza comuns na mitologia greco-romana. Têm aspecto bastante humano e muito atraente, costumando seduzir homens. É comum que vivam em lagos e fontes, sendo quase sempre associadas com a água.
Anjos ou Devas: Seres luminosos de grande inteligência que agem como orientadores da Natureza e supervisores dos espíritos de menor importância.Elementais, Espíritos da Natureza ou Fadas: espíritos dos quatro elementos (Ar,água,terra ou fogo).
Elementais do ar: Divididos em sílfides ou fadas das nuvens e fadas das tempestades. As primeiras vivem nas nuvens, são dotadas de elevada inteligência e sua principal atividade é transferir luz para as plantas; interessam-se muito também por animais e por pessoas, para as quais podem agir como protetoras e guias. As fadas das tempestades possuem grande energia e circulam sobre as florestas e ao redor dos picos das montanhas; costumam ser vistas em grupos pelas alturas e só descem à superfície quando o vento está forte.
Elementais da terra: Seus principais representantes são os gnomos, criaturas de cerca de um metro de altura que vivem no interior da terra (embora existam gnomos da floresta, que cuidam basicamente das raízes das plantas). Os kobolds, menores que os gnomos, são mais amigáveis e prestativos para os humanos que seus parentes, embora sejam igualmente cautelosos. Os gigantessão entidades enormes que costumam estar ligados à montanhas, embora também possam viver em florestas antigas. Finalmente, osDevas da Montanha, são os elementais da terra mais evoluídos, entidades que permeiam e trabalham com uma montanha ou uma cadeia inteira de montanhas, com sua consciência tão profundamente imersa na Terra que mal tomam conhecimento da existência de criaturas de vida breve, como os homens.
Elementais do fogo: As salamandras ou espíritos do fogo, habitam o subsolo vulcânico, os relâmpagos e as fogueiras. São mais poderosas que as fadas dos jardins, mas estão mais distantes da humanidade também. São espíritos de transformação, responsáveis pela conversão de matéria em decomposição em solo fértil. Podem agir também como espíritos de inspiração, mediadores entre o mundo angélico e os níveis físicos de criação (ou seja, agem como musas)
Elementais das águas: Representados pelas ninfas, ondinas, espíritos das águas e náiades, são responsáveis por retirar energia do sol para transmití-la à água. As ninfas estão ligadas às águas, mas também à montanhas e florestas. Regulam o fluxo da água na crosta terrestre e dão personalidade e individualidade a locais aquáticos, tais como poços, lagos e fontes. Podem assumir a forma de peixes, os quais protegem. As ondinas parecem estar restritas a determinadas localidades, sendo responsáveis pelas quedas d'água e a vegetação circundante. Os espíritos das águas vivem em rios, fontes, lagos e pântanos. Assemelham-se a belas donzelas, muitas vezes com caudas de peixe; gostam de música e dança, e têm o dom da profecia. Embora possam ajudar eventualmente os seres humanos, estes têm de se acautelar com tais espíritos, que podem ser traiçoeiros e afogar pessoas. Da mesma forma que os espíritos das águas, as náiades presidem os rios, correntezas, ribeiros, fontes, lagos, lagoas, poços e pântanos.
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